CIRURGIA DAS PÁLPEBRAS (BLEFAROPLASTIA)

A cirurgia de pálpebras ou blefaroplastia é uma ótima maneira de alcançar um grande rejuvenescimento facial com um procedimento minimamente invasivo, apenas com anestesia local e sedação. Por eliminar a aparência cansada e triste causada por pálpebras caídas ou bolsas de gordura acima ou abaixo dos olhos, a blefaroplastia causa grande impacto na busca pela juventude perdida.

Na cirurgia de pálpebras, o cirurgião realiza pequenas incisões ao longo da borda superior (blefaroplastia superior) ou borda inferior (blefaroplastia inferior) das pálpebras, através das quais se realiza a retirada das bolsas de gordura e, se necessário, o excesso de pele. A blefaroplastia possui duração média de duas horas. É realizada sob anestesia local, juntamente com sedativos orais ou intravenosos, acompanhada sempre por um médico anestesiologista, fornecendo maior segurança ao paciente durante todo o procedimento. O tipo de anestesia é informado ao paciente antes do procedimento, já na consulta inicial, e ele recebe alta após a intervenção, geralmente ao final do dia, não sendo necessária geralmente uma internação hospitalar prolongada.

Num procedimento típico, o cirurgião marca o trecho de pele das pálpebras superiores que será retirado, mantendo a cicatriz escondida na dobra da pele da pálpebra. Uma porção da pele em excesso é retirada e depois faz-se o tratamento das bolsas palpebrais superiores. Na pálpebra inferior, geralmente é utilizada a técnica blefaroplastia transconjutival. O tratamento das bolsas de gordura palpebrais inferiores ocorre pela região interna da pálpebra (por dentro dos olhos). Assim sendo, somente o excesso de pele inferior é tratado externamente, minimizando a cicatriz. Os pontos da cirurgia de pálpebras são retirados em cerca de quatro a sete dias, e a cicatriz remanescente é praticamente imperceptível. Na maioria dos casos, após a completa cicatrização, praticamente ninguém poderá afirmar que o paciente realizou uma blefaroplastia. Durante o procedimento, pode-se também elevar a cauda do supercílio, o que resulta em uma expressão facial também mais jovial.

Entre as indicações mais comuns para a realização de uma blefaroplastia, estão o acúmulo de bolsas de gordura nas pálpebras inferiores e a flacidez na pálpebra superior, dando ao paciente um olhar cansado e envelhecido. Como toda cirurgia plástica estética, os resultados proporcionados pela cirurgia de pálpebras (blefaroplastia) são realmente compensadores para o paciente, desde que as expectativas a respeito sejam realistas e discutidas entre o cirurgião e o paciente. Durante a avaliação médica, poderão ser esclarecidas todas as dúvidas a respeito da cirurgia.

Recomendações Pré-Operatórias para a Cirurgia das Pálpebras:
• Compareça ao hospital no dia e hora marcado com seu cirurgião.
• Qualquer anormalidade que porventura ocorra em seu estado de saúde deve ser comunicada, mesmo as mais simples.
• Não utilize qualquer tipo de maquiagem no dia da cirurgia.
• Traga óculos escuros.
• Obedeça à orientação de jejum dada pelo seu médico.
• Venha para o hospital acompanhado de um familiar ou pessoa de seu relacionamento.

Recomendações Pós-Operatórias para a Cirurgia das Pálpebras:
• Siga rigorosamente as orientações dadas pelo cirurgião. Qualquer dúvida deve ser comunicada de imediato.
• A alimentação é livre após a cirurgia, mas prefira alimentos mais leves e saudáveis.
• Utilize compressas com água fria sobre as pálpebras. São úteis para diminuir o tempo de edema e aumentar o conforto no pós-operatório.
• Quando se expuser à luz natural e ao vento, utilize óculos escuros.
• Evite por oito dias o sol, o vento e o frio.
• Volte para a consulta médica no dia estipulado pelo seu médico.
• Evite tocar na região dos olhos ou coçar os olhos.
• O médico poderá liberar, dependendo de seu caso e evolução, as suas atividades normais, após três a quatro dias.