MentoPLASTIA

A mentoplastia (ou cirurgia plástica do queixo), visa a corrigir a retração do queixo, por uma inclusão de uma prótese pré-moldada de silicone sólido, que não corre o risco de migrar, portanto não aconselhamos o uso de silicone na forma líquida.

Não existem relatos de presença de ação cancerígena com o emprego dessa forma cirúrgica, pois trata-se de uma substância que se mantém em seu lugar de introdução, formando uma cápsula fibrosa elaborada pelo próprio organismo logo após a introdução da prótese. São raros os casos de eliminação da prótese.

Geralmente esta é a única cirurgia plástica em que a pura indicação geralmente é realizada pelo próprio cirurgião, pois leva a uma modificação harmônica do contorno facial, podendo ser associada a uma rinoplastia estética.

A cirurgia é realizada com uma incisão na parte interna da mucosa da boca, ou uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Após a cirurgia, é realizado um curativo local que serve, além de fixar a prótese no local de implantação, também para protegê-la de eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.

O procedimento é realizado dentro do centro cirúrgico, com anestesia local e sedação, e dura em torno de 60min. A alta hospitalar geralmente ocorre ao final do dia.