Dr. Eduardo Passamai

Nascido em Vitória, Espírito Santo, por motivos pessoais, teve, desde cedo, contato com o universo da plástica, pois, necessitando de cirurgias plásticas corretivas, foi levado por seus pais para o Rio de Janeiro, iniciando, assim, uma série delas. Em 1978, deu entrada na Clínica Pitanguy, tendo seu primeiro contato com o mestre e, em suas mãos, foi submetido a outras intervenções cirúrgicas.

Aos seis anos de idade, em uma das consultas com o professor Pitanguy, disse que iria ser médico, cirurgião plástico, e que seria seu aluno. Desde então, Eduardo José Passamai percorreu um longo caminho. Muitas vezes foi considerado um sonhador.

Fez Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória (Emescam) e foi aprovado na residência médica de Cirurgia Geral no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio de Janeiro, onde cursou por dois anos essa formação cirúrgica, tornando-se staff da emergência desse hospital ao final de sua residência, em 2006.

Em 2006, foi aprovado em alguns concursos em cirurgia plástica, mas sua meta era a conquista na prova do curso do professor Ivo Pitanguy, alcançada nesse mesmo ano.

Seu sonho e seu objetivo estavam sendo realizados. Foram três anos de residência no serviço do professor Ivo Pitanguy e sua equipe, na enfermaria 38 da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, seguidos de mais dois anos auxiliando alguns instrutores da equipe do professor nas demais cirurgias, totalizando cinco anos de aprendizado junto a equipe.

“Poder trabalhar com o professor e os membros de sua equipe foi um aprendizado constante, podendo sempre contar com ideias, sugestões e participar da experiência única de cada membro da equipe.”

Ao longo desse tempo de formação profissional, viveu momentos emocionantes, muitas vezes difíceis, mas com um aprendizado que hoje é possível colocar em cada plano cirúrgico realizado em sua prática diária, utilizando sempre de técnicas inovadoras, podendo ajudar cada paciente, em muitas situações, na realização de um sonho. Essa é a verdadeira satisfação de ser médico e de ser cirurgião plástico com a formação dessa renomada escola de cirurgia plástica.