ABDOMINOPLASTIA

Existem algumas técnicas consagradas de abdominoplastia. A sua indicação é única a cada paciente examinado. No entanto, todas tendem a obter o melhor resultado estético possível, mantendo sempre uma relação proporcional e estética entre o abdome, o tronco e os membros. Na maioria dos casos realizamos a plicatura (aproximação) da musculatura abdominal que se encontra afastada. Dessa maneira, conseguimos uma melhora da silhueta, com uma cintura mais delicada e bem torneada. Porém, para se obter um perfil mais próximo do desejado, pode ser necessária uma lipoaspiração do contorno corporal, que poderá ser feita no mesmo tempo cirúrgico ou em outro tempo (nova cirurgia), conforme a indicação da técnica da abdominoplastia realizada.

Na maioria dos casos, a marcação dessa cirurgia é extensa e ocorre acima dos pelos pubianos, tentando-se obter uma cicatriz horizontalmente estética, que pode se prolongar lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume a ser corrigido. Ela é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho e infalivelmente passará por vários estágios de evolução. O período de evolução tardio ocorre entre o 12º e 18º mês. Nessa fase, a cicatriz torna-se mais clara e menos consistente, atingindo, assim, seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado final da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após esse período. O umbigo é reposicionado e remodelado, existindo uma cicatriz circundando-o, que sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior.

Nos primeiros meses, ocorrerá uma perda de sensibilidade relativa, principalmente na região inferior do abdome, retornando espontânea e gradativamente com a diminuição do edema (inchaço).

A anestesia pode ser geral ou bloqueio (peridural ou raquianestesia). É determinada pelo médico anestesiologista a melhor conduta para o caso. A cirurgia dura, em média, duas a três horas, e o uso do dreno no pós-operatório é aproximadamente por 24h. O tempo de internação é em torno de 24 a 48h, depois o paciente é acompanhado em consultas após a alta hospitalar.